segunda-feira, 8 de julho de 2013

NÃO NOS DEIXEMOS ROMANIZAR



            Quem acompanha e gosta de ler acerca da História da Igreja, sabe que a verdadeira igreja primitiva, a chamada “proto eclésia”, tem a ver com Jerusalém e não com Roma. Ela foi perseguida pelo Império Romano e não se tornou “Império Romano”, ao contrário, foi com a “romanização” da igreja, através da união entre Igreja e Estado que o processo de paganização da igreja desenvolveu-se. É preciso que se faça uma distinção entre Igreja Católica, no sentido de Universal, espalhada no mundo, de Católica Romana. Esta última foi subproduto do processo de paganização, com foi descrito acima. Todos os principais dogmas romanos tornaram-se oficialmente doutrina, a partir deste processo. ATRAVÉS DA HISTÓRIA ELA NÃO TEM ABERTO MÃO DE NENHUM DÓGMA, PELO CONTRÁRIO, TEM REAFIRMADO CADA VEZ MAIS!
            Mesmo antes da Reforma Protestante, Deus levantou os pré-reformadores que nunca se deixaram afastar da pureza e simplicidade do Cristianismo, que prega a Jesus Cristo como único e verdadeiro Mediador entre Deus e os homens e que Deus deve ser adorado em espírito e em verdade. Com a Reforma, tivemos como penhor o conhecido lema: Sola grátia, sola fides, sola Cristo, sola Escriptura, soli Deo glória – Somente a graça, somente a fé, somente Cristo, somente a Deus a glória.
            Pois bem, parece que alguns evangélicos ( e curioso que outros alguns nem de evangélicos gostam de ser chamados mais), e tomara que não sejam tantos assim, tem se deixado “romanizar”. Tem crente achando, por exemplo, que festa junina é coisa normal, tem até igreja fazendo! Esquecem que esta é uma festa religiosa, com relação direta aos santos da igreja católica (vide texto no blog entitulado: Digam a esta gente que é o Senhor quem concede um cônjuge e não um ídolo).
            Tenho lido entrevistas dos principais bispos católicos e, todos eles afirmam, direta ou indiretamente que a vinda do Papa é para reafirmar a fé católica, diante do crescimento das igrejas evangélicas, principalmente entre os jovens. Afirmam também, como o próprio Papa afirmou, que a única igreja verdadeira é a Católica Romana.
            Existem duas coisas a serem afirmadas neste contexto. A primeira é que, a vinda do líder da igreja Católica é um direito deles e deve ser respeitada por nós Evangélicos. Existem até valores que pensamos de forma igual, como por exemplo, a questão da família tradicional e o aborto. Só entendo que é um desrespeito o Governo Federal desenbolsar mais de 120 milhões do dinheiro público para isto. Com todo respeito, os católicos que “bancassem” a vinda do líder deles, e que não venham falar mal dos nossos dízimos, pois nós arcamos com os custos dos nossos próprios eventos. A segunda é que, se a igreja romana não abriu mão de um centavo da sua idolatria e paganismo histórico, pelo contrário, cada vez mais afunda-se nela, o que nós evangélicos temos a ver com isto! Sei que esta verdade não será fácil de ser lida por alguns, mas, a vinda do Papa ao Brasil só vai afundar mais o Brasil na idolatria, na mariolatria e no afastamento da verdadeira doutrina bíblica! NÓS NÃO VAMOS ABENÇOAR OS CATÓLICOS NOS CATOLICIZANDO, MAS SIM EVANGELIZANDO ( este é o termo original da palavra evangélico, por isso que gosto dele) OS CATÓLICOS.
            A coisa fica ainda mais grave, em se tratando do catolicismo no Brasil, que é coberto de sincretismo religioso, como por exemplo, a relação entre são Jorge e ogum, santa Bárbara e iansã, e assim por diante.  Não há dúvidas de que o culto à senhora aparecida ( que é iemanjá no sincretismo) vai aumentar mais ainda com a vinda do Papa. A Bíblia diz: “Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor” Sl 33:12, e não uma senhora!
            Devemos ter uma atitude de respeito e tolerância com as outras religiões. Devemos, também, respeitar o fato dos católicos trazerem seu líder máximo. É um direito deles. Agora, não podemos transformar isto em ecumenismo religioso. Respeito e cidadania é uma coisa. Ecumenismo religioso é outra!
            Não nos iludamos também com movimentos “denorex” ( parece mais não é, os mais antigos lembram). Batismo com o Espírito Santo e os dons espirituais servem para nos aproximar mais de Jesus e não de Aparecida. Espírito Santo veio glorificar a Cristo!
            Não joguemos fora o preço que nossos antepassados pagaram em labutar para que o Brasil fosse livre da idolatria. Esta evangelização ainda está de pé!
            Enfim, meus irmãos, não nos deixemos romanizar!

Pr. Cláudio César Laurindo da Silva

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário