Morre
Nelson Mandela, um dos maiores líderes da resistência contra o apartheid.
Mandela
era de formação Metodista. Sua família era da Igreja Metodista. Seu tio era
pastor desta denominação. Mandela chegou a lecionar em Escola Dominical, ele,
várias vezes elogiou a influência da igreja em sua formação, além de declarar a
importância do apoio e da visita de líderes da igreja em sua prisão. É válido
destacar a influência histórica dos
Metodistas, contra a escravidão, a começar por Wesley.
Os
dois maiores líderes na luta pela igualdade racial no mundo contemporâneo foram de formação Protestante.
1. O pastor Mártin Luther King da
Igreja Batista
2. Nélson Mandela, de formação
Metodista
Ambos
pregavam o respeito e a tolerância a todas as pessoas.
Pr. Cláudio César Laurindo da
Silva
Pastor, com todo o respeito e admiração que tenho por ti, quero dizer que Mandela pode ser um exemplo de resistência contra a minoria branca da África do Sul, mas está longe de ser uma referência para nós cristãos. Ele ajudou a oficializar o aborto naquele país. Veja este artigo: http://juliosevero.blogspot.com.br/2013/12/nelson-mandela-e-o-aborto.html. A não ser que seja tudo mentira. Um abraço.
ResponderExcluirÉ verdade, existem pessoas que, pelo fato de ter existido uma aproximação de Mandela com políticos de esquerda, afirmam que ele tenha defendido o aborto. Se ele fez tal declaração, certamente cometeu um grave erro. Sou radicalmente contra o aborto e tenho textos publicados acerca disso. Agora, em momento algum do texto eu afirmei que Mandela era modelo dos cristãos, apenas afirmei sua formação religiosa, protestante e, como, de fato, influenciou na sua luta contra o apartheid. Isto, de fato ocorreu. Informei, principalmente pelo fato de que, a mídia brasileira gosta de omitir, quando grandes líderes são de origem protestante, como o caso do Pr. Mártin Luther King ( que também cometeu seus equívocos). Agora, ninguém pode negar a grande influência destes dois homens na luta conta a segregação racial e o fato de eles terem tido u ma formação evangélica.De qualquer forma, fico feliz em você ter comentado, se puder faça sempre, um grande abraço!
ExcluirMandela, como todo ser humano, teve suas qualidades e seus defeitos. Na ansiedade por ver a justiça social em seu país, houve fases de sua vida em que ele acabou se aproximando de líderes comunistas, com seus ideais. Porém, ele não transformou a África do Sul num país comunista, mas conseguiu dar grande contribuição ao fim do regime do apartheid. Esta importante influência positiva deixada por ele, deve ser lembrada por nós
ResponderExcluirAcabei de ver novamente o filme Invictus e Nelson Mandela como presidente levantou o País e os jogadores de Rugbi enquanto presidente da república. Ele poderia ter se vingado dos brancos que o colocaram na prisão por 27 anos, mas preferiu unir o País e o Povo Africano. Todos nós temos nossos erros e pecados. Ele também deve ter tido os erros dele e pecados dele, mas foi um grande homem e lider do seu País. Perdoou os homens e mulheres que o condenaram a ficar 27 anos na prisão. Isto é ser realmente Cristão. Perdoar aos seus inimigos assim como fez o Salvador Jesus Cristo. Abraços fraternos.
ExcluirAcho engraçado a pessoa falar que Mandela não é referência para os cristãos.
ResponderExcluirComo assim? Mandela fez pela humanidade muito mais que a maioria de nós cristão e independente de religião, ele foi mais um entre poucos, que conseguiram viver e pregar o amor e o respeito ao próximo. Coisa essa que nós cristãos não temos nem consciência do que realmente é.
Eu tenho o Mandela como um exemplo pra mim em algumas coisa e uma delas e dele ter ficado preso 27 anos e quando saiu e se tornou presidente da Africa do Sul, no jantar de sua posse ele colocou os 2 carcereiros do lado dele, e diz: Eu queria que eles me vissem como um humano.E nos por muito menos matamos pessoas em nossas igrejas com ofenças e com atitudes que nao condizem com o amor de Deus
ResponderExcluirFazer o bem é o dever de todos ser humano,foi pra isso que o Apóstolo Paulo fala ao efésio, que fomos criados para toda boa obra. Mas isso não define um Cristão.tem pessoas aí Chios de boas obras. O Senhor Jesus bem advertiu aquele jovem sobre observa os mandamentos. E o jovem disse: isso tudo já faço. Então Jesus disse-lhe: se queres ser perfeito, vai vende tudo o que tem e de aos pobre e siga-me.
ResponderExcluirOs mandamentos que o jovem observava mas não cumpria. Esses mandamentos somente eram com relação do homem para com o homem. Mas não para com Deus.
Mas sem dúvida foi um bom líder segundo a história conta.