quinta-feira, 13 de junho de 2013

DIGAM A ESTA GENTE QUE É O SENHOR QUEM CONCEDE UM CÔNJUGE E NÃO UM ÍDOLO



Casa e fazenda são herdade dos pais, mas a mulher prudente vem do Senhor” Pv 19: 14

         Este mês de junho é caracterizado por festas da Igreja Católica. São as chamadas festas juninas. Por mais que admitamos que seja uma festa histórica, trazida por colônias católicas européias ao Brasil, contudo devemos afirmar que é uma festa religiosa, da igreja romana! Ninguém pode negar este fato. Os católicos fazem suas rezas aos santos, oferecem seus alimentos, fazem seus pedidos e seus agradecimentos. Devem ser respeitados, é a fé deles!
            Contudo, sou do tempo em que crente não participava destas festas, pois elas não são laicas, são religiosas. Meus pais deixavam claro na escola que eu e meus irmãos não deveríamos ser forçados a participar delas, nem dos seus ensaios. Eu crio minha filha da mesma maneira. A escola em que ela estuda não pode obrigá-la a participar, nem dos ensaios, nem da festa.
            Embora dois, dos três principais santos venerados durante a festa junina sejam apóstolos da Igreja Primitiva, que são João e Pedro, contudo, a igreja romana atribui a eles princípios ou tributos que eles mesmos combateram nos seus escritos! Nem Pedro nem João, se estivessem vivos, aceitariam tudo isso que lhe são atribuídos! No caso de santo Antônio, ele foi um frei franciscano de Portugal, no séc. XIII.
            A grande questão é que a igreja romana atribui a estes homens atributos que a Bíblia reconhece somente em Deus, mesmo que eles neguem tal fato. Quando milhões de católicos dizem que fazem orações aos santos, eles estão dizendo que os santos são capazes de ouvir a todos. Imaginem, católicos rezando, ao mesmo tempo, para santo Antônio, uns rezando apenas no pensamento, uns no Sudeste, outros no Nordeste, outros em outras regiões do Brasil e do mundo. Para conseguir ouvir esta turma toda lá do céu, este santo tem que ter, pelo menos a capacidade da onisciência (penetrar o pensamento das pessoas) e onipresença (estar presente em vários lugares ao mesmo tempo). Outra questão é que estes homens passaram pela morte e a Bíblia não autoriza a comunicação com os mortos.
            É fato que muitos desses santos foram cristãos fiés, que morreram no combate à idolatria, como Cosme e Damião e Sebastião, por exemplo. Não tenho dúvidas que estes homens não concordariam com o que fizeram com eles. Eles mandariam parar com isso tudo e mandariam cultuar somente a Deus!
Não devemos nos esquecer que a Bíblia afirma que as nossas orações devem ser feitas a Deus Pai, na intercessão do Espírito Santo e em nome de Jesus – Jo 16:23 ; Rm 8:26. Se temos todo este aparato, é, no mínimo, desnecessário alongar mais este caminho, concorda? A Bíblia afirma que: “toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do alto, do Pai das luzes em quem não há mudança nem sobra de variação” Tg 1: 17. Como foi escrito acima, a Bíblia afirma que: “casa e riquezas são herdade dos pais; mas a mulher prudente vem do Senhor” Pv 19: 14.
            A Bíblia condena fazer e venerar imagens de escultura – Ex 20: 3-5 ; I Cor 10:14,20. Deus deve ser adorado em espírito e em verdade – Jo 4: 24. Mas não seria apenas uma homenagem, com a uma foto? A reposta é simples: Alguém faz pedidos, orações, promessas, procissões a uma simples foto? Mas não foi Deus quem mandou o próprio Moisés fazer uma serpente de bronze para o povo? Resposta: Contudo, Deus não mandou ninguém se ajoelhar, orar nem fazer promessas à serpente. Pelo contrário, quando o povo começou a venerar a imagem, mais tarde, Deus puniu!
            Como se percebe, aproveitei este contexto da festa católica junina para trazer uma reflexão sobre a questão da idolatria romana e lembrar que, não houve um centavo de retrocesso neste processo, embora haja alguns grupos isolados que já questionam esta idolatria, todavia, a instituição reafirma e não podemos comungar com idolatria! Na questão da Mariolatria então, a coisa fica ainda mais séria, porque, mesmo alguns grupos  abdicando dos santos, contudo na Maria ninguém toca!Sempre afirmo que há uma diferença entre a Maria bíblica e a Maria mítica e mística criada pela igreja romana!
            Concluo este texto afirmando que, devemos ter a maturidade para perceber que a Igreja Católica tem nosso respeito, até pela sua história no Brasil e tempo de existência. Também temos que ter a maturidade para entender que existem bandeiras que levantamos juntos, enquanto cidadãos, como por exemplo a questão do casamento gay e o aborto.
            Agora, ecumenismo religioso não! Tem pastor “abençoando e sendo abençoado pela vinda do Papa ao Brasil”. Tem pastor falando que nem de evangélico gosta de ser chamado mais, tá mais pra católico mesmo! Que se diga que o Papa no Brasil vem é para tentar impedir o fluxo de católicos que estão vindo para as igrejas evangélicas! Ele confirmou a opinião do Papa anterior de que a “única” igreja verdadeira é a Romana!
            O que na verdade nós temos que entender é que a melhor maneira de abençoarmos os católicos, que tanto amamos, é continuarmos sendo evangélicos, pois enquanto mais crescemos, mais eles vão percebendo a importância da leitura da Bíblia, da liturgia simples, direta, da intercessão única e completa de Jesus, o Sumo Sacerdote e do Espírito Santo, que penetra as profundezas de Deus, e não tentarmos nos “catolicizar”.
            Com todas as limitações e, infelizmente, a existência de alguns grupos heréticos que surgem no meio evangélico, contudo, ainda existem igrejas sérias, que pregam a Jesus Cristo como único e suficiente Senhor e Salvador! Embora saibamos que somos cristãos, contudo, sempre nos chamaram de “crentes”, Bíblias”, “evangélicos” e eu nunca vi nenhum problema nisso! Sempre seremos influenciadores dos valores morais na sociedade. Sempre diremos: Somente a graça, somente a fé, somente Cristo, somente a Escritura, somente a Deus a glória!.
            Sempre vamos dizer que é de Deus que vêm as bênçãos, direto Dele, sem dificultar, nem alongar o caminho. Isto não é pretensão nossa, porque não são os nossos méritos que proporcionam isto, mas sim os de Jesus Cristo. Deus sabe o que é melhor para nós e nos dá as sua bênçãos, ...
                                                                                                                    até um cônjuge



                                                    Pr. Cláudio César Laurindo da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário