segunda-feira, 30 de junho de 2014

VALORES X INTERESSES




            Neste ano tão decisivo para o Brasil, que os Ministros do Evangelho não se esqueçam de que, a defesa dos valores deve estar acima da defesa dos interesses.
            É isso, creio que não precisa escrever mais nada ...

Deus nos abençoe!


Pr. Cláudio César Laurindo da Silva 

quarta-feira, 25 de junho de 2014

A MÁSCARA, QUE JÁ ESTAVA CAÍDA HÁ MUITO TEMPO, SÓ NÃO CAIU DE VEZ, AGORA, PARA QUEM NÃO QUISER MESMO



            Prestem muita, mas muita atenção, ao que vou escrever. Tive o cuidado de transcrever alguns trechos da entrevista que o senhor Caio Fábio deu ao programa de Danilo Gentili, para não pensarem que são palavras minhas.
            Os minutos iniciais já são suficientes para vocês entenderem o que ele acha acerca dos evangélicos; e não pensem que ele excluiu alguém, pois ele disse na entrevista: “dos luteranos aos neo pentecostais”. Isto significa que ele incluiu, desde a igreja que foi organizada no início da Reforma, até às mais recentes; ou seja, desde as chamadas igrejas históricas, como Presbiteriana, Batista, Metodista, Congregacional (incluindo até mesmo os “teólogos filósofos” defensores deste sujeito), passando pelo pentecostalismo clássico, do início do século passado, como a Assembléia de Deus, até chegar aos neo pentecostais.
            A prova disso é que ele fala como o Gentili: “você passou por lá”, e o Gentili já foi membro da igreja Batista.
            Este sujeito disse: “ eu achava que a comunidade evangélica era alienada como era, imbecilizada como era, dos luteranos aos neo pentecostais, marionetada, como era, por falta de informação”; daí ele acrescenta: “ tentei dar, mas eles não quiseram”.
            Ele disse que tentou dar: “saúde mental para o pessoal”, referindo-se a toda comunidade evangélica. Chegou ao cúmulo de dizer: “ tiraram o cérebro desse pessoal”.
            Com relação aos evangélicos que lhe fazem perguntas pela Internet, ele disse: “ as perguntas que eu recebo, são todas perguntas descerebradas”.
            Eis um trecho do diálogo com o Gentili:
- Caio: “as pessoas perderam o cérebro”
- Gentili: “evangélicos são burros, é isso?”
            Pouco tempo depois ele disse:
- Caio: “você já passou por lá e sabe o poder que aquilo tem de fazerem mentes tornarem-se amebas”( vale lembrar que o Gentili já foi membro da igreja Batista).
            Este sujeito deixa transparecer a defesa da ideologia de gênero, quando afirma: “na época de Paulo é que tinha essa coisa de homem e mulher”, tirando um texto do seu contexto. Aliás, ele claramente questiona a inspiração e a canonicidade das Escrituras Sagradas.
            Quanto ao jejum, o conceito qu este cara deu, nada tem a ver com o propósito pelo qual Deus o instituiu. Compara jejum bíblico com as drogas, não é uma coisa muito boa, só se for mesmo para essa turma “inclusiva”, que é a favor da liberação da maconha!
            Ele chegou ao cúmulo de afirmar que Jesus não se intrometeu na questão de prostitutas e homossexuais, defendendo a tese de que Jesus não se incomoda com isso. Só que ele esqueceu que, Jesus não insurgiu-se contra a lei, antes a cumpriu em si mesmo, para nos conceder a graça, e, a lei de Moisés condenava tal relação, Além disso, Jesus confirma a relação heterossexual, quando repete Gn  2:24. E o que dizer das passagens de Paulo a este respeito? E o que dizer d quela passagem, quando Jesus diz à adúltera: “vai e não peques mais”?
            Caio Fábio chegou ao desrespeito de dizer que a maior ideologia do medo e da inversão do propósito do sexo está nas igrejas evangélicas. Ora, é justamente o contrário disso. Na verdade, a Reforma Protestante desmistificou enormemente a questão do sexo na Europa e a contextualizou.
            Ele também afirmou: “ Não tem jeito dos evangélicos melhorarem, enquanto eles piorarem o mundo para todos”, ou seja, ele quis dizer que nós fazemos somente mal para a sociedade.
            Gentili chegou a ironizar os crentes, dizendo: “ quero dizer para as meninas com quem eu saio, que eu sou assim, porque sou crente, ta”.
            Vocês entenderam, agora, que este sujeito não quer restaurar graça nenhuma!
            O propósito dele é tentar destruir, denegrindo a imagem das igrejas evangélicas, todas elas, como ele mesmo disse: “dos luteranos aos neo pentecostais”.
            O que ele deveria contar na entrevista, era o verdadeiro motivo que o levou a sair da igreja onde estava!
            Você, membro de uma igreja, que vive fazendo contatos com ele, lembre que, ele mesmo diz que nós, evangélicos somos descerebrados!
            Que afirme-se em bom tom que, o que ele fez foi um desrespeito com milhões de evangélicos, que breve comporão 40% da nação brasileira.
            É claro que sempre existirão igrejas sérias e outras não tão sérias assim; pastores sérios e outros não. Agora, este sujeito GENERALIZA. ELE É CONTRA TODOS OS EVANGÉLICOS!
            A conclusão a que chego é a de que, quem sabe de tudo isso, é um cristão evangélico ( e não há nenhum mal em dizer isso), membro de uma igreja, ou um obreiro, sob a orientação de um pastor, e , mesmo assim, ainda dá ouvidos a um cara desses, creio que deveria rever seus conceitos. Este sujeito ironiza conceitos absolutos da Bíblia, chama pecado de coisa natural, e por aí vai.
            O que Caio precisa fazer é arrepender-se a voltar ao primeiro amor. Chamá-lo de pastor, nas condições de hoje, é u ma ofensa a um chamado tão nobre, aliás, ele mesmo mandou Gentili chamá-lo apenas de Caio.
            Concluo dizendo que, o que ele tem de comum com um outro, que, teoricamente é oposto a ele, são duas coisas: ambos estão com uma barba muito estranha e tornaram-se hereges.

Pastor evangélico da Assembléia de Deus

Cláudio César Laurindo da Silva 

segunda-feira, 23 de junho de 2014

103º ANO DE FUNDAÇÃO DA ASSEMBLÉIA DE DEUS NO BRASIL


Semana passada, 18 de junho, a Assembléia de Deus comemorou 103 anos de sua fundação. A Câmara Municipal de Belém fez uma homenagem à denominação, pois lá se encontra a igreja mais antiga, fundada pelos missionários Gunnar Vingren e Daniel Berg.
Fazendo uma comparação entre os primeiros dias do glorioso avivamento que o Senhor derramou sobre o Brasil e os dias atuais, muitos de nossos teólogos e líderes buscam encontrar respostas para o esfriamento que se vê nos dias atuais.
Como o Senhor cobra primeiro a quem Ele dá responsabilidades, é sobre as lideranças que desejo escrever.
Por que Jesus escolheu dois homens simples, um deles operário, que não tinham nem o dinheiro de passagem para embarcar no Brasil, que vieram apenas com o dinheiro de vinda, que chegaram a dormir no banco da praça em Belém ( e por que Belém, na época, e não o Rio de Janeiro, que era a Capital, na época) ?
Por que dois jovens, ainda solteiros, na época? Por que chegaram a dormir no porão de uma igreja?
A obra que estes dois rapazes começaram,tornou-se a maior denominação evangélica do Brasil e uma das maiores igrejas pentecostais do mundo!
Gunnar Vingren, depois de diversas enfermidades (ficou doente como qualquer homem comum) e, também, quando percebeu divergências por interesses de poder, sentiu que sua missão tinha encerrado no Brasil e retornou à sua pátria, a Suécia, embora morasse nos Estados Unidos, quando recebera a revelação de vir ao Brasil.
Estes homens, certamente limitados e que, com certeza, também tinham suas falhas, não buscavam, nem poder eclesiástico, nem fama, nem dinheiro. O que eles mais queriam era o poder de Deus para testemunhar o evangelho de Cristo.
Sem sombra de dúvidas, essa busca descarada pelo poder político/eclesiástico, político e econômico, tem afastado o poder de Deus do meio de nós. Vale quase tudo para chegar ou manter-se neste poder.
Temos perdido o conceito de que, nossas entidades representativas devem estar debaixo da graça e direção do Espírito Santo. Temos esquecido aquele glorioso versículo no livro de Atos, que diz: “pareceu bem ao Espírito Santo e a nós” At 15:28.
Deus não se impressiona com nossa religiosidade institucional, nem com nosso saudosismo arrogante. Assim como Ele retirou a sua glória de Israel e a sua aprovação do paganismo institucional que foi adentrando na História da Igreja, pouco a pouco, Ele não hesitará retirar a Sua glória de nossas entidades representativas, se não houver um arrependimento sincero e submissão à direção do Espírito Santo. Quando for preciso fazer uma verdadeira campanha política, num jogo de interesses, sem ética, nem respeito ao colega de ministério, para se chegar ou permanecer no poder, aí estamos numa situação pior do que pensamos. E, se o fato de escrever um texto como este, fizer com que alguém seja excluído de qualquer função, aí então, deverá ser entendido que não é a vontade de Deus, pelo menos nestas circunstâncias para se ocupar tais cargos. Devemos atender a qualquer convite para ser útil à nossa denominação, porém, jamais devemos colocar nossa comunhão com um colega de ministério em jogo por causa de nenhum cargo, e, muito menos, devemos tratá-lo como um inimigo político.
Enfim, não adianta querer colocar a culpa no rebanho, a mudança tem que começar em nós. Não precisamos derrubar um pastor que esteja à frente do rebanho para assumir uma igreja. Não precisamos, também, “segurar” a qualquer custo  um cargo ou a direção da igreja, como se fosse propriedade nossa. Não precisamos fazer rebelião na congregação para ter uma emancipação. Não precisamos utilizar meios escusos para ter cargos nas nossas entidades representativas.
Jesus está considerando muito mais estas coisas, do que os corinhos que os nossos jovens cantam nos seus cultos, ou os pandeiros que as nossas irmãs usam nos cultos de consagração, louvando ao Senhor com suas palmas. Estas não incomodam Jesus não, podem ter certeza.
Que nós, líderes, possamos rever os nossos conceitos, ainda há tempo!


Deus nos abençoe!

Pr. Cláudio César Laurindo da Silva

 


quinta-feira, 19 de junho de 2014

NA DEMOCRACIA, É NORMAL UM PONTO DE INTERROGAÇÃO



            Uma das principais características da democracia, é a liberdade de expresssão,com responsabilidade, ordem e decência. Não é a toa  que, na Grécia antiga, que é chamada de berço da democracia, a filosofia embasava suas buscas nos conhecidos: porquês.
            Já o autoritarismo e a ditadura não admitem o questionamento, a indagação, a oposição, enquanto estão no poder. O único sinal que gostam é o ponto final. Quem questiona, ou é chamado de “inimigo do povo”, “fascista”, “elite”, “fóbicos”, além de outros adjetivos. Diga-se que os dois sistemas mais ditadores e anti-democráticos que a história política contemporânea nos mostrou foram o nazismo e o comunismo, teoricamente opostos entre si, porém iguais na forma ditatorial de conduzir seus povos.
            Quando questionamos o andamento de algo, não significa, necessariamente, que somos contra o todo, contra o bom andamento, ou “torcemos para que não dê certo”.
            Com relação aos gastos para esta copa do mundo, por exemplo, quem questiona os: “como foram feitos”, não são necessariamente contra a seleção brasileira, embora, deva-se admitir que, o Brasil não deve se resumir a apenas um jogo de futebol.
            Com educação, ordem e decência, pode-se afirmar que, embora se diga que, o percentual arrecadado em impostos tenha sido muito maior do que os gastos na copa e que os teoricamente destinados para saúde e educação tenham sido maior do que os igualmente destinados para a copa, é importante que se diga que, mesmo assim o questionamento não é uma atitude “idiota” ou de “babaquice” (desculpem o adjetivo não comum aos textos, porém estou reproduzindo os adjetivos que, certamente os defensores do que está acontecendo, estão dando aos que insistem em continuar tendo opinião, pois, pelo que me parece, ainda não viramos Cuba).
            Primeiro, quando se afirma que o percentual dos impostos arrecadados é muitíssimo maior do que o que foi gasto na copa, de fato é uma verdade, porém que volta contra si mesma. É, de fato, uma afirmação verdadeira que pagamos um dos impostos mais caros do planeta. É assustador o que temos que pagar de imposto neste país.
            Segundo, existe um desencontro entre esta afirmação  e o que os investimentos repassados para os Estados mostram com relação às obras e à saúde, por exemplo.
            Terceiro, quando afirmam que, o que, teoricamente foi destinado à educação e saúde tenha sido maior do que o que foi destinado para a copa, ainda sim, é muito inferior ao percentual do que se arrecada; ao que se destina à elite empresarial; ao que se destina ao verdadeiro cabide de emprego, que é a quantidade enorme de ministérios teóricos criados; às ongs e entidades sustentadas pelo governo, como alguns sindicatos manipulados pelo Governo ; a entidade LGBT  (gays lésbicas bissexuais e transexuais) e entidades feministas e abortistas, defensores da ideologia de gênero. Tudo isso sai do Governo.
            Quarto, que se diga que, há uma distância enorme entre o que teoricamente seja registrado num papel e o que, de fato, chegue aos seus poréns. A enorme corrupção destes últimos anos, os desvios financeiros, os mensalões, com prisões decretadas pela Suprema Corte do país, os desvios financeiros na Petrobrás (além de sua privatização que praticamente a sucateou), são motivos suficientes para não esquecermos do “ponto de interrogação”.
            Quinto, mesmo que se diga que, o que teoricamente foi repassado tenha sido maior do que os 30 bilhões gastos em copa do mundo, contudo, a péssima qualidade da nossa saúde e educação públicas nos dizem que estes 30 bilhões ( que é dinheiro a vera), estão fazendo muita falta, portanto, devem ser questionados sim e deveriam ter ido para lá.
            Sexto, 80% da origem deste dinheiro foi pública, dinheiro de imposto que foi transferido para construção de Estádios, e obras ligadas à Copa.
            Sétimo, o superfaturamento de muitas destas obras foi GRITANTE, afirmado até por aqueles que foram grandes defensores da realização da Copa, como Paulo Coelho e Ronaldinho. Obras que tinham um orçamento x, passou a ter valores três vezes maior. Esta está sendo a super copa, do superfaturamento.
            Oitavo, o grande beneficiado financeiramente é a FIFA. Além da isenção de mais de 500 milhões de impostos ( isso foi inacreditável), o super lucro das rendas nos Estádios é dela.
            Nono, Das 12 Cidades sedes, foram iniciadas 87 obras, dentro destes bilhões gastos. Das 87 obras:
- 15 foram inauguradas com pendências (incompletas)
- 32 não serão inauguradas a tempo ( ficarão para depois da copa, sabe-se lá quando)
- apenas 40 foram inauguradas
fonte deste dados: g1
            Décimo, que se diga que, nada disso deve ser motivo para desrespeitar a lei, quebrar as coisas,fazer xingamentos ou coisas do tipo. Agora, com ordem e decência, é legítimo o questionamento, as interrogações, as manifestações pacíficas (sem perturbar a ordem pública). Um cidadão cristão pode fazer isso tudo e ainda interceder por seus governantes e seu país.
            Nunca esqueçamos, o verdadeiro ponto final quem dá é Deus, dentro dos princípios de sua Palavra. Quando alguém questiona o ponto final da Palavra de Deus sobre o valor da vida, defendendo o aborto, ou sobre o valor da família, defendendo a desconstrução da heteronormatividade, aí, por exemplo, não hesitarei em colocar um ponto de interrogação. Também continuarei exclamando: Deus salve a nossa nação!


Pr. Cláudio César Laurindo da Silva

quarta-feira, 18 de junho de 2014

O DECRETO 8.243 É CHE QUEVARIANO, BOLIVARIANO, CHAVISTA, LENINISTA...




            Poucas vezes em um texto que faço, o título ultrapassa uma linha, porém com este não teve jeito. Daria até mais, tive que pôr três pontinhos.
            O decreto proposto pela Presidente, nº 8.243 é muito perigoso, tanto para a verdadeira democracia, como para a legalidade dos poderes que regem o país,quais sejam, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.
            Sei que existem defensores que afirmam o contrário, principalmente os “da base”. O argumento que usam é que, a participação direta dos órgãos populares fortalece ainda mais a democracia; é a “consulta direta ao povo”. Contudo, é aí que, sorrateiramente mora o perigo!
            Primeiro, na nossa democracia, tanto o poder Executivo, como o Legislativo são eleitos diretamente pelo povo, portanto, representa-os. Segundo, a consulta popular é permitida por meio de plebiscitos. Terceiro, se um governante não estiver mais em condições de exercer o seu mandato, pelas razões constitucionais ou por aquelas expostas nas leis estatutárias do poder legislativo, serão passivos de impeachment. Quarto, as reuniões com representações sociais sempre são possíveis, tanto aos Prefeitos, como aos Governadores e ao Presidente da República.
            Do que se trata, então, esse tal Decreto 8.243. Trata-se, na verdade, de uma tentativa de reduzir o poder e a influência do  legislativo, nas decisões da Presidência. Tal tática foi usada pelos sistemas comunistas. Ora, dizem eles: se “o povo” é diretamente consultado, através de suas organizações, então não há barreiras para que seja implantado o que se quer. O que é a oposição então. Segundo essa interpretação, é algo dispensável. Para este sistema leninista,a oposição é “o contrario do povo”, uma “elite que não quer o bem do povo” e coisas do tipo. Este tipo de governo não gosta de oposição, não os enxerga como algo necessário para a democracia, mas sim como algo que tem que ser extinto.
            Outro perigo é que estas consultas e aproximações aos órgãos sócias, obviamente é para os movimentos da situação, ou seja, para aqueles que estão no time do governo e não para TODOS os movimentos e órgãos sociais. Não é, portanto uma consulta verdadeiramente popular, mas para os grupos e sindicatos da situação!
            Que se afirme: A democracia e a independência dos poderes no Brasil estão em risco. O Brasil está caminhando cada vez mais para um sistema chavista, bolivariano, Che quevariano, leninista, stalinista ...
            Eu, como cidadão, tenho o direito de dizer que não concordo com isso. Bom, pelo menos por enquanto, pois só estão querendo a cabeça de jornalistas e formadores de opinião famosos.
            Não consigo concordar com a ideologia marxista e muito menos associar Cristianismo com marxismo; ou um ou outro. É o que penso.

Deus abençoe o Brasil!


Pr. Cláudio César Laurindo da Silva 

quinta-feira, 12 de junho de 2014

ACESSO PLENO À INFORMAÇÃO TRAZ DEMOCRACIA



            Quando as coisas acontecem e você ouve os outros dizerem é uma coisa, mas quando você averigua pessoalmente é outra; daí você passa a compreender que, realmente, o povo é facilmente massa de manobra, de acordo com os interesses de quem manda, principalmente politicamente.
            Agente vive noticiando a manipulação que os países de sistema comunista fazem, para mostrar ao seu povo, apenas o que lhes convém. A mídia internacional tem uma visão plena e eles mesmos não. Isso acontecesse claramente na China, Coréia do Norte, Venezuela, Cuba. Como este atual governo brasileiro é muito simpatizante com a ideologia destes países, nem sempre agente sabe, de fato, o que acontece lá.
            Pois bem, hoje a mídia internacional, principalmente Europa e USA está noticiando a Copa do mundo no Brasil. Acontece que, claramente, temos duas copas mostradas.
Uma é a mostrada pela nossa mídia, mostrando o lado romântico, ocultando o que, de fato, está acontecendo. Chega a ser gritante! É claro que, todos nós brasileiros gostamos de futebol e queremos que a nossa seleção ganhe. Agora, em nome disso, ocultar verdades, distorcer fatos, apenas para favorecer o sistema, aí não.
            A outra é a mídia internacional, que tem a liberdade de mostrar os dois lados da historia. Por exemplo, ela tem mostrado o lado bonito e alegra da copa, mas tem coberto, também, as corrupções, os milhões de desvios financeiros, de obras inacabadas e as manifestações. Hoje mesmo, ocorreram duas manifestações, em São Paulo e no Rio de Janeiro, além de outras. 3 jornalistas estrangeiros foram feridos. Isto está tendo enorme repercussão lá fora. Aqui, praticamente nem se comentou.
            Claro, jamais serei a favor da baderna e nem da quebradeira, muito menos que se desrespeite as nossas autoridades constituídas. Agora, ocultar a informação, fazendo do povo massa de manobra, é um desrespeito ao cidadão brasileiro. O  Brasil tem que ver, de fato,o que está acontecendo no seu próprio país. Senti-me hoje na Venezuela. Enquanto a mídia internacional está vendo os dois lados, os brasileiros, manipulados, acompanhando apenas um lado da história.
            Claro, a culpa disso é tanto deste governo manipulador, Che quevariano, como também da mídia que, facilmente está se vendendo, em troca de seus interesses.
            Diga-se que, como brasileiro, torço pelo meu país e sempre acompanhei as copas do mundo, com equilíbrio é claro. Agora, tenho a certeza de que a corrupção e a manipulação política deste governo tiraram toda a beleza desta copa.
            Que não esqueçamos de que, o acesso  pleno à informação traz democracia!


Pr. Cláudio César Laurindo da Silva