sexta-feira, 1 de novembro de 2013

HALOWEEN E CULTO PELOS MORTOS: SINCRETISMO DA IGREJA ROMANA COM ANTIGA FEITIÇARIA EUROPEIA



            Pouca gente faz a associação, que não é coincidência, às comemorações de 31 de outubro, 01 e 02 de novembro. Todos eles estão ligados à outra vida e aos mortos. A comemoração do halloween, historicamente, é subproduto de um sincretismo da antiga cultura de povos anglo-saxões com a inclusão ou “cristianização”, melhor chamar de “romanização” dessas práticas com comemoração ao dia de todos os santos.
            Mais especificamente os antigos Celtas comemoravam a Samhain, que era um culto aos mortos. Era comemorado entre 31 de outubro e 02 de novembro. Com a Cristianização dos povos anglo-saxões, houve uma mistura, ou sincretismo com relação esta prática pagã com a comemoração do culto aos santos, na Idade Média. Durante os períodos do 7º e 8º séculos, os Papas correspondentes a este período, argumentando tirar a influência pagã, estabelecem o All Hallow,s Eve – Vigília de todos os santos, que era estabelecida entre os períodos de 31 de outubro a 02 de novembro.
            Na prática, a raiz européia anglo-saxã, que admirava bruxas e feiticeiras antes da cristianização, com a aproximação da data religiosa da igreja romana medieval, tornou estas comemorações no que elas significam hoje.
            A conclusão que chegamos é a de que, esta festa, no seu contexto, tem um sincretismo, típico do processo de paganização da Idade Média. Por mais que a teologia católico- romana diga que não há relação entre o halloween do dia 31 de outubro, com as festividades dos dias 01 e 02 de novembro que é o culto dos mortos. Todavia, historicamente, há uma relação entre elas.
            Para os evangélicos o que deve valer é que: Tudo isso é paganismo, não existia na Igreja Primitiva e, não serve para nós.
            Nós, embora respeitamos, nem comemoramos o halloween (porque tudo o que diz respeito à consulta aos mortos, bruxaria, feitiçaria e coisas afins são condenadas pela Palavra de Deus) e nem comemoramos o dia dos mortos, pois a Bíblia diz que: “ ... aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois disso o juízo” Hb 9: 27. E, também, Jesus deixou claro, na passagem do rico e do Lázaro que “quem vai não volta e quem está não se comunicam com os que se vão”. Nós oramos pelos nossos irmãos vivos, pois os que morreram, ou estão aguardando a 1ª ressurreição para a vida eterna ( Ap 20:6), e este é o caso dos que foram salvos e lavados pelo sangue de Jesus, ou estão no hades, aguardando a 2ª ressurreição. Para a condenação eterna ( Ap 20:11-14).
            Concluo dizendo (através das teclas) que, crente de verdade não participação em nada disso. Fico assustado quando vejo crente defendendo “halloween gospel”, só faltava essa! Ainda dão desculpa que é um meio de evangelização!
            Afirmo, também, embora seja difícil de ler, que a Igreja Romana continua paganizada e apóstata. A Verdadeira Igreja nasceu em Jerusalém e não em Roma. Preocupa-me os ecumênicos de plantão. Seja, os pastores, bispos ou reverendo ou cantores. Graças a Deus não me custará uma fogueira de inquisição. Pode até custar uma língua murmuradora que tem sua origem no fogo do inferno, como diz Tiago. Mas dessa não tenho medo, pois sou lavado pelo sangue de Jesus.
            Nós não temos nada a ver com halloween. E quanto aos mortos,ficam a saudade, que é natural, a esperança da bendita vinda Cristo que ressuscitará os salvos e, as obras justas que, por sinal, estas não morrem!


Pr. Cláudio César Laurindo da Silva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário