sábado, 24 de agosto de 2013

PODEROSOS PASSOS DE FÉ



         Lá estava um homem, já era idoso e estava subindo ao monte Moriá. Depois de tanta experiência, estava ele sendo submetido a mais uma. A mais forte delas. Ao contrário do que prega a teologia triunfalista, Abraão não estava dando passos arrogantes, com nariz em pé, dizendo que não aceitava isso ou aquilo, que “ordenava” e a benção “tinha que vir agora”. Não, os passos que fariam dele o pai da fé foram os mais difíceis da sua vida. Não sei nem se ele conseguiu levantar muito a cabeça. Quem sabe pensando na infância do filho que tanto amava e que agora Deus estava pedindo em holocausto. Sim, meus amados, o autor da carta aos Hebreus nos confirma que, o que fez desse homem um herói na fé foi o fato de que ele estava disposto a oferecer seu filho, ou seja, não o foi a expectativa de receber,mas sim a de ceder, renunciar, obedecer, mesmo que não estivesse entendendo tudo plenamente. Abraão era obediente e confiava em Deus. Se o Senhor tinha prometido fazer de Isaque uma grande herança, Abraão estava mesmo disposto a obedecer, crendo que Deus tinha poder para ressuscitar seu filho.
            Depois de dar passos difíceis, dolorosos, porém de fé, durante três dias, a Bíblia diz que Abraão viu de longe, o monte do sacrifício. Agora os passos seriam ainda mais difíceis, pois seria apenas ele e o filho que tanto amava; os que acompanhavam ficariam esperando. Que passos tremendos não devem ter sido estes! Passos não de um mero triunfalista que quer as coisas do seu jeito, mas sim, passos de u m triunfante que, no momento mais difícil de sua vida, não recuou, não murmurou, mas ao contrário, obedeceu. Sim amigo, às vezes é no momento mais difícil que passamos, que Deus  nos experimenta a darmos os passos de fé mais fortes da nossa vida!
            A coisa ficou ainda mais difícil quando a voz de seu filho amado diz que eles tinham a lenha e o fogo, porém faltava o cordeiro para o sacrifício. O que dizer? As vezes, nas piores lutas, não temos a resposta para a esposa que tanto amamos, ou o filho do nosso ventre, em quem fizemos nossa expectativa de vida, para ser a nossa continuidade. Este homem mais uma vez foi sábio e disse: Deus proverá!
            Sim, os passos mais poderosos da fé na vida de Abraão foram, justamente, no momento mais difícil de sua vida. Foram passos de sofrimento, de obediência, de reflexão, mas , acima de tudo, de confiança de que Deus estava no controle e que, tão certo quanto existem areias na praia ou estrelas no céu, Deus é fiel para cumprir aquilo que prometeu. O final da história nós conhecemos. Deus não permitiu (e nem permitiria) que Abraão sacrificasse seu filho, porém estava provado, tanto para ele ( Abraão), como para o mundo, quão grande era a fé triunfante deste homem! Na história da fé,muitos outros deram estes passos; uns alcançaram o que Deus especificamente prometeu ; outros morreram na esperança do que Deus prometera na vida vindoura, porém, eles deram os passos da fé, triunfantes passos, que no mundo espiritual soava como passos de um grande exército. Poderosos passos da fé, não aos olhos e ouvidos dos homens, mas aos olhos e ouvidos de Deus!

Deus nos abençoe!


Pr. Cláudio César Laurindo da Silva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário