quinta-feira, 30 de maio de 2013

A VERDADEIRA IDENTIDADE


         É interessante observar que muitos líderes eclesiásticos advogam para si o direito de ter ou defender a verdadeira identidade do grupo a que pertence ou da fé que exerce. Só Deus pode julgar a sinceridade deste ato. Se tal defesa tem o propósito verdadeiro de manter viva uma história ou se, lá no fundo, este ato representa uma forma de manipulação político/ideológica para se manter no poder.
            Uma das maneiras de identificarmos isto é fazermos passar pelo crivo daquilo que, com certeza, deve ser caracterizado como a Verdadeira Identidade.
            Desejo designar de Verdadeira Identidade aquela que vai além do meu segmento denominacional, confissional, estatutário ou regimental (e eles são importantes). A identidade a qual me refiro é a cristã, baseada nos ensinamentos de Jesus Cristo, expostos na Bíblia Sagrada e que só conseguem possuir aqueles que, verdadeiramente passaram pelo novo nascimento, e isto vai além de pertencer a qualquer segmento, por mais legítimo que ele seja! SÓ CONSEGUE TER A VERDADEIRA IDENTIDADE QUEM VERDADEIRAMENTE NASCEU DE NOVO!
            Este singelo texto jamais terá o propósito de julgar quem tem ou não esta identidade, pois de fato, o que importa é que, Deus sabe quem tem e, nós devemos olhar para nós mesmos e respondermos a pergunta: Eu tenho a identidade cristã na minha vida?
            Muitas características, com base na Palavra de Deus poderiam ser expostas, contudo vou apresentar algumas que me vêem à mente.
            Em primeiro lugar lembro que, quanto mais ando com Jesus, quanto mais perto Dele, mais me identifico com Ele. Quando Pedro tentava esquivar-se de sua identidade, no julgamento de Jesus, alguém lhe disse: “tu és um deles, pois a tua fala te condena.” Mt 26:73. Jesus tinha uma multidão que o seguia. Dentre a multidão, havia 70 mais próximos. Dos 70, havia 12 mais próximos (os 12 Apóstolos), Dentre os 12, havia três mais próximos (Pedro, Tiago e João). Dentre os três, havia um mais próximo: João! Este era chamado de o Apóstolo do amor. Conclusão: QUANTO MAIS PROXIMO DE JESUS, MAIS AMA! Alguém que se diz defender a identidade cristã e não consegue amar está completamente equivocado!
            Outra coisa importante é que, quanto mais me identifico com Jesus Cristo, menos me identifico com uma vida de pecados. Ainda não fomos livres da presença do pecado, porém, fomos livres do poder e do domínio do pecado. Não somos mais escravos dele. I Jo 3:9. SEMPRE, NA HISTÓRIA A IGREJA, A VERDADEIRA IDENTIDADE CRISTÃ ERA CARACTERIZADA POR UMA POSTURA DIFERENTE DOS VALORES MORAIS EXISTENTES NA SOCIEDADE DA ÉPOCA. A Igreja de Cristo sempre vai defender os valores absolutos expostos pela Palavra de Deus, concordem ou não. Ela sempre vai dizer que, a família deve ser constituída a partir da união de um homem e uma mulher. Sempre vai dizer que Deus aborrece o divórcio e que ele ( odivórcio) está dentro da vontade permissiva e nunca diretiva e, mesmo na permissiva ( no caso de quem sofre a infidelidade – Mt 19: 7-9), somente poderá tentar aproximar-se a uma outra pessoa, desempedida, se não estiver mais casado (a) perante a lei dos homens, pois senão estará cometendo adultério. Sempre vai dizer que a vida começa na concepção e, por este motivo, não podemos concordar com a descriminalização do aborto ou com o aborto irrestrito. Sempre vai dizer que prostituição não é profissão, mas sim pecado! Preocupa-me observar que alguns pastores estão tendo a tendência de relativizarem conceitos absolutos e absolutizarem conceitos relativos!
            Quem tem a Verdadeira Identidade cristã, também terá o mesmo sentimento que houve em Jesus, exposto em Fil 2: 5-10. Aí a coisa fica séria! O texto mostra que Jesus sempre É, ab-rogou do mérito de Ser, humilhou-se até a morte e, por último, o Pai o exaltou!O diabo caminhou no caminho contrário, nunca foi, tentou a si mesmo se exaltar e, por isso, só tem caído. A HUMILDADE É CARACTERIZADA COMO UMA VERDADEIRA IDENTIDADE CRISTÃ! Quem se diz identificado com Cristo, nunca será soberbo, mas sim humilde! Nunca terá ganância no coração, pois humildade e ganância não co-habitam!
            O que dizer do perdão?!. Jesus sempre chamou pecado de pecado, sempre condenou-o e disse que quem não se arrependesse iria para o lago de fogo e enxofre, contudo, Ele jamais negou o perdão a quem, de forma sincera o pediu. Pedro o negou 3 vezes e 3 vezes Jesus confirmou o ministério dele, mostrando que o perdão foi completo! Até mesmo lá no calvário, nos seus últimos momentos de vida, Jesus não negou o perdão a quem precisava e ainda pediu que o Pai os perdoasse! QUEM TEM EM SI A VERDADEIRA IDENTIDADE CRISTÃ, NÃO GUARDA NO CORAÇÃO RAÍZ DE AMARGURA, MAS ESTÁ SEMPRE DISPOSTO A PERDOAR – Hb 12:15.
            Quando falamos de identidade cristã, não podemos, de forma alguma, esquecer dos cristãos em Antioquia. Alias foi lá que os discípulos pela primeira vez foram chamados de cristãos - At 11:26. Com certeza, olhavam para eles e viam neles Jesus. Dentre as características esboçadas no capítulo, destaco a do próprio versículo 26, quando diz: “durante um ano inteiro reuniram-se naquela igreja e instruíram muita gente...”, referindo-se a Barnabé e Saulo. UMA IGREJA VERDADEIRAMENTE IDENTIFICADA A CRISTO DÁ VALOR À PALAVRA DE DEUS!
            Enfim, uma série de exemplos poderiam ser citados, porém o propósito deste texto é apenas lembrar que, antes de qualquer identidade que defendamos ou venhamos a advogar com verdadeiros guardiões, o importante é não esquecermos que, se não tivermos em nós as características da VERDADEIRA IDENTIDADE, qualquer outra será inútil, ou, no mínimo, não será legítima! O que importa mesmo é ...
                                                                                      ... parecer com Jesus!


Deus nos abençoe!

Pr. Cláudio César Laurindo da Silva

                                                             

segunda-feira, 27 de maio de 2013

UNIDOS DIZENDO: O BRASIL É DO SENHOR JESUS CRISTO


             O Brasil é do Senhor Jesus Cristo: Este é o desejo de quem ama a Jesus e prega o Seu evangelho!
            Com toda a limitação e dificuldade que temos vivido em nosso país, aos poucos podemos ver a mão de Deus agindo neste favor, mesmo que, infelizmente, muitos tem se tornado cristãos apenas nominais, contudo, não podemos negar a grande obra de Deus na nossa nação!
            Qual religião consegue, no mesmo dia, colocar meio milhão de pessoas no Rio de Janeiro e mais de 200 mil no Pará, fora os mais de 5 milhões que são esperados na marcha para Jesus em São Paulo este ano ( tomara que se confirme). E isto com toda a pressão contra nós por parte da imprensa (justiça seja feita, a globo de quem tanto reclamamos fez uma cobertura ética e responsável da marcha no Rio) e dos “ativistas”.
            Não devemos nos preocupar com a opinião de alguns imprudentes do nosso meio que são contra a marcha, comparando-a à procissão de outras religiões. A Assembléia de Deus sempre fez passeatas pelas ruas com suas bandas, tocando e cantando ( coisa boa!) e nunca houve problema. Hoje é com carros de som e muito louvor!
            O problema é que tem gente que possui uma “santidade” ou “profundidade teológica” tão exclusivista, que não suporta nada que promova a unidade. Essa turma gosta mesmo é de separar, dividir, excluir, tirar do meio ( mesmo que por meios escusos ), quem lhe é diferente e isto porque não consegue entender que unidade é a capacidade de conviver com o diferente nas coisas de menos importância, desde que as absolutas sejam iguais.
            È tempo de deixarmos nossas diferenças e nos unirmos nas que são essenciais. È tempo de levantarmos a bandeira do Evangelho. Todos os que fazem missões sabem que, lá no campo de batalha, uma igreja precisa da outra!
            É tempo de erguermos nossa voz, sairmos das quatro paredes e declararmos: “Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor”, declararmos que família é aquela cujo modelo está na Bíblia, ou seja formada a partir da união de um homem e uma mulher. É tempo de dizermos que cristão de verdade não concorda com aborto. É tempo de dizermos que o tempo se abrevia e que Jesus Cristo breve voltará para arrebatar a Sua Igreja!
            Que venham muitos ar livres, evangelismos, passeatas, marchas para Jesus!
            O Brasil precisa disso!

Deus nos abençoe!

Pr. Cláudio César Laurindo da Silva



quinta-feira, 23 de maio de 2013

APERFEIÇOADOS NA UNIDADE”


“EU NELES E TU EM MIM, A FIM DE QUE SEJAM APERFEIÇOADOS NA UNIDADE...” Jo 17: 23a (versão Almeida, revista e atualizada). 

            O versículo acima está num contexto muito importante para a Igreja de Cristo. Primeiro, porque relata os últimos momentos de Jesus Cristo com seus discípulos, antes da sua crucificação, ressurreição e ascensão. Quando alguém está prestes a partir e deixa os últimos recados, isto significa dizer que eles são muito importantes. Segundo, porque faz parte da oração de Jesus por Sua Igreja, ou seja, Ele orou pela unidade, e este fato por si só já é importante para a Igreja!
            Analisando o versículo, temos nele ensinamentos muito importantes sobre a unidade.
            Cristo disse: “Eu neles, tu em mim...”. O que o nosso Senhor está dizendo é que, a unidade da Igreja só é possível, através da unidade dela com Cristo, que é um com o Pai. Isto é mais profundo do que uma simples afirmação teológica, na verdade é a retratação de uma das mais profundas verdades do Cristianismo, qual seja, a união do crente com Jesus. Quem tem uma relação de intimidade com Jesus (pessoa), não apenas com uma instituição( embora todo crente verdadeiro não desprezará nem sua igreja local nem seu pastor), naturalmente vai expressar aquilo que Jesus quer para a Sua Igreja; E Ele quer a unidade dela. Ou seja, aquele que do fundo da sua alma pode cantar: “ Eu desejo ó Deus em Jesus habitar, pois minha alma suspira por ti”,  também vai ser canal da unidade da igreja. O Salmo 16: 2,3 expressa de forma brilhante: “ Digo ao Senhor , tu és o meu Senhor, outro bem não possuo além de tí,  quanto aos santos que estão na terra, são eles os ilustres, nos quais tenho todo o meu prazer”.
            Outra verdade que Cristo expressa no versículo é: “a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade”. Gosto desta tradução. Outra tradução (corrigida) traz: “perfeitos em unidade”, cujo sentido é: completo, amadurecido. Isto não significa dizer que não vão existir dificuldades, limitações.
Duas verdades podem ser tiradas daí. A primeira é que, o crente completo, amadurecido, vive e busca a unidade. Isto tem base bíblica, pois, na igreja de Corinto, que se julgava tão espiritual por causa dos dons ( e eles não devem ser desprezados),todavia,por causa das dissensões e contendas, Paulo os denomina de “crianças e carnais”.  A segunda é que a busca da unidade encontrará suas dificuldades. Somos aperfeiçoados na unidade. Não devemos desistir dela. Sempre teremos uma razão para não desenvolvermos a unidade, principalmente com aqueles que não foram muito solícitos conosco, porém devemos olhar com os olhos de Cristo, não os nossos próprios olhos.É claro que isto não significa ser conivente com o pecado nem com a injustiça, contudo, isto não nos dá o direito de ter no coração raiz de amargura e muito menos a falta de perdão.
Ser aperfeiçoado na unidade pode significar, também, que podemos praticar a unidade de forma crescente, aos poucos. A unidade começar na minha igreja local, com meus irmãos que congregam comigo na mesma igreja. Depois na minha denominação. É uma hipocrisia falar de unidade ou projetos evangelísticos com outras denominações se eu não me esforçar em ser canal de unidade na minha própria. No nosso caso, a nossa querida Assembléia de Deus,que é amada por Deus em todo o seu território nacional. Seja o Norte do Brasil, terra linda que só dá coisa boa, pois foi para lá que O Espírito Santo enviou nossos missionários. Seja o Nordeste, gente boa e batalhadora, que enfrentou as perseguições da idolatria para divulgação do evangelho. Seja o Centro Oeste, que revela a riqueza da interiorização do desenvolvimento do nosso país e onde se encontra a capital do nosso país. Seja o Sudeste, com toda a sua potência econômica e turística, que recebe de braços abertos os irmãos das outras regiões do país. Seja o Sul, com a linda contribuição deixada pelos imigrantes europeus e riquezas culturais tão típicas.
 Enfim, esta pluralização pode estar unida, com suas diferenças e riquezas. Cristo uniu um ex publicano e um ex zelote ( nada mais diferente do que isto para um, judeu) , repartiu o pão entre eles e disse: “ Um novo mandamento eu vos dou. Que vos ameis uns aos outros”

Pr. Cláudio César Laurindo da Silva





quarta-feira, 22 de maio de 2013

“ OS TEUS OLHOS VIRAM A MINHA SUBSTÂNCIA AINDA INFORME...”


A frase acima, escolhida como tema deste texto, é uma citação do verso 16 do capítulo 139 do livro dos salmos. Neste capítulo Davi, que é o autor reconhecido tanto pela teologia judaica como a cristã, exalta três atributos de Deus, que são: a onipotência, a onisciência e a onipresença.
            Dentre tantos salmos em que o Eterno é exaltado pela criação do universo, dos seres angelicais, de Israel, das nações em geral, o 139 se destaca pelo fato de exaltar a Deus pela criação e formação do ser humano, que no caso em questão é o próprio salmista.
            “(...) os teus olhos viram a minha substância ainda informe...” é a afirmação do autor indireto, inspirado pelo Espírito daquele que é o autor direto  deste e de todos os textos das Sagradas Escrituras, o próprio Deus. A versão das edições paulinas ( Bíblia de Jerusalém) traduz esta expressão hebraica de forma ainda mais clara: “ os teus olhos viram o meu embrião...”.
            O que o salmista está dizendo é que, enquanto para muitos cientistas, sociólogos, geneticistas e tantos outros “ólogos” ou “istas”, o que existia era apenas um óvulo fecundado há poucos dias, que virou um embrião, uma substância informe, contudo, para Deus já tinha nome, tinha todas as informações genéticas, todas as células pluripotenciais capazes de desenvolverem qualquer órgão ou tecido do organismo humano. Já era Davi! 
            Para deixar mais claro, não era mais uma célula solitariamente viva. Já era a união de características genéticas de um homem e uma mulher, que formou um novo ser. A diferença é que, ao invés de já ser formado adulto, Deus escolheu que se desenvolvesse em fases distintas, que começa na fecundação, virando um zigoto e depois um embrião e então um feto. A diferença entre estas fases é o tempo e a nutrição, quando alimentado no útero da mãe, depois de ser fecundado na tuba uterina, nesta extraordinária relação simbiótica entre ambos.
Vale lembrar que embrião não é prolongamento do corpo da mãe. A prova disto é que se for introduzido um embrião, fruto da fecundação provenientes de um homem e uma mulher negros no útero de uma mulher branca, vai nascer um bebê 100% negro.
            Depois que nasce, o tempo e a nutrição continuam atuando, agora fora do ventre.
            A vida é caracterizada pela união. União do óvulo com o espermatozóide. A morte é caracterizada pela separação. Seja a morte física (separação entre alma e corpo), morte espiritual (separação de comunhão) ou morte eterna (separação eterna do homem de Deus).
            Todas as coisas criadas tiveram o seu princípio e isto não pode ser desprezado, pois se ele não existisse, não existiria o meio e o fim. Se você está vivo hoje é porque cada fase de sua existência foi respeitada.
            Acerca do nascimento de Jesus, o anjo disse: “(...) e conceberás (fecundação) e darás à luz um filho...” (Lc 1:31). Deus disse ao profeta: “antes que eu te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre te santifiquei, às nações te dei por profeta” (Jer 1:5).
            Deus é o autor da vida e a Ele pertence a “manipulação” dela. Ele dá sabedoria aos homens (Tg 1:17). A própria Bíblia diz que nos últimos dias a ciência se multiplicaria (Dn 12:4) e isto pode e tem servido para o benefício  da própria humanidade, contudo, não podemos relativizar conceitos absolutos, por mais nobres que sejam os objetivos, pois quando fazemos isto, estamos tentando entrar num âmbito que só pertence a Deus, pois Ele está no absoluto e também estabeleceu leis absolutas, o resto é relativo.
            Então, se mexemos nas leis absolutas, estamos mexendo com Deus, pois Ele está no absoluto, e isto é coisa muito séria!    



Pr. Cláudio César Laurindo da Silva

segunda-feira, 20 de maio de 2013

VIRADA CULTURAL?


VIRADA CULTURAL?


            Virada cultural que aconteceu em São Paulo?
            Não, na verdade o que aconteceu foi...
            Virada de papel para cheirar drogas, virada de copo para beber álcool, que gerou muita briga e confusão, virada nas esquinas para muitos “ativistas” fazerem sodomias e prostituição nas ruas, virada nas mãos para muita gente roubar os outros, virada de valores para tentar destruir as famílias, virada, infelizmente, de olhos, para os que morreram, vítimas desta virada.
Virada de costas contra Deus e os seus valores, expostos em sua Palavra.     
Estes tipos de “virada” não são muito diferentes das que ocorrem nestas passeatas sodomitas do Brasil!
            A verdadeira virada, conversão, transformação, somente Jesus é quem pode realizar.
            É desta virada que o Brasil precisa!
            Deus abençoe as marchas para Jesus e as manifestações pacíficas que os evangélicos fazem.
            Só está faltando uma virada de posição de alguns líderes para entenderem que o momento que estamos vivendo no Brasil, pede para sairmos das quatro paredes, juntarmos nossas multidões e fazermos ouvir nossa voz, que na verdade deve ser o eco da voz da Palavra de Deus escrita e de Jesus Cristo, que é a Palavra viva!


Pr. Cláudio César Laurindo da Silva


sábado, 18 de maio de 2013

CONSELHO DO SÁBIO SALOMÃO

“Tudo o que te vier a mão para fazer faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra, nem industria, nem ciência, nem sabedoria” Ec 9:10

               Existem algumas verdades muito profundas, esboçadas por Salomão, neste versículo, que servem de orientador para a nossa vida e ministério. Por isso convém compartilhá-las.
            Analisando de uma forma global, pelo menos três perguntas podem ser respondidas neste belo versículo: O que fazer, como fazer e por que fazer?
1. O que fazer? Reposta: Tudo o que te vier a mão
2. Como fazer? Resposta: Conforme as tuas forças
3. Por que fazer? Resposta: porque na sepultura não há obra, nem indústria, nem ciência.

            Analisando de uma forma mais detalhada, temos ainda mais princípios de Deus para as nossas vidas.
            Quando Salomão diz: tudo, isto aponta para a abrangência da obra, ou seja, o obreiro não faz objeção ao trabalho na casa de Deus. É obvio que este tudo tem um limite e uma vocação.
 O que te vier a mão. Esta parte é uma das mais difíceis de serem cumpridas, porém, se for obedecida resultará em benefício para a obra e, em longo prazo, aprovação para o obreiro. Quando Salomão diz, “o que te vier a mão”, ele está dizendo: Deixe chegar e vir naturalmente, no tempo certo. Não ultrapasse limites, nem ética. Não tome de ninguém, não tome à força, não segure a qualquer custo, não se utilize de meios ilícitos para obter nem segurar. Boa parte do sofrimento na obra do Senhor dá-se pelo fato de que muitas pessoas não estão levando em conta este princípio. Uma coisa é a vocação, outra é a mera ambição.
Faze-o. Se por um lado não devemos ter ganância, por outro, não devemos nos utilizar de falsa modéstia e deixar de fazer a obra. Devemos ter ação. Obra de Deus se faz, fazendo! Deus sempre procurou homens ocupados para realizar a Sua obra. O que temos que fazer, Deus não fará por nós.
Conforme as tuas forças. Isto nos ensina que existe um limite para fazer a obra do Senhor. Nem acima das tuas forças e nem abaixo das tuas forças, mas conforme as tuas forças. Deus não quer que comprometamos áreas tão importantes da nossa vida, como por exemplo, nossa relação conjugal, em nome do “fazer a obra de Deus”. Por outro lado, se podemos fazer mais e melhor e não o fazemos, estaremos incorrendo no erro de fazer a obra do Senhor relaxadamente. 
Porque na sepultura... Esta é a parte menos romântica, porém não pode ser deixada de lado. O sábio Salomão nos ensina que a nossa vida aqui é apenas uma. Devemos utilizá-la da melhor maneira o possível. Há o tempo do preparo, porém há o tempo da ação. Tanto é um equívoco achar que podemos fazer a obra sem um preparo ou experiência, como também é um equívoco achar que só pode fazer a obra quem já está nos últimos anos da vida! O tempo urge! A seara é grande e poucos são os trabalhadores. Façamos hoje, porque ontem já passou. Amanhã poderemos não ter oportunidade para fazer,portanto...
“ Tudo o que te vier a mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças...”
Deus nos abençoe!

Pr. Cláudio César Laurindo da Silva

           

           

NÃO É POSSÍVEL QUE NÃO TENHA PASTOR DE VERDADE QUE NÃO SOFRA COM ISTO - Pr. Cláudio César Laurindo da silva

O Brasil está numa escala moral decadente, descendo em alta velocidade, e o pior, nesta descida está atropelando a família tradicional, matando vidas indefesas ( pois aborto é isso), profissionalizando o que a Bíblia chama de pecado ( pois prostituição é pecado).
Ontem mesmo o STF aprovou e agora é lei que todos os cartórios do Brasil serão obrigados a realizarem o casamento de homossexuais. Essa é a cara do Brasil: Enquanto cada vez mais tem casais heterossexuais se divorciando, terá agora uma quantidade enorme de homossexuais se casando.
Parece que o executivo deste país não quer se comprometer com seus eleitores e está empurrando para o judiciário o que, na verdade eles querem que aconteça e prometeram aos outros eleitores, quais sejam, os ativistas LGBT e os movimentos feministas deste país!
O CFM ( Conselho Federal de Medicina ) recomendou o aborto irrestrito . O Conselho Federal de Psicologia põe uma série de restrições quanto ao acompanhamento de homossexuais, alegando que não exista “cura gay”, só que os cristãos nunca disseram que a homossexualidade (é assim que tem que ser chamado agora) é doença, pois na verdade não é. Homossexualidade é pecado mesmo!
O PL 122 está lá batendo à porta. O PNDH3 já deixou bem claro seus propósitos. O MEC tem aos poucos forçado a barra para incutir em nossas crianças o conceito de “desconstrução da heteronormatividade”. Tantas outras coisas poderiam ser citadas e já são uma realidade neste país!
Em meio a isto tudo, afirmo: Não é possível que não tenha pastor de verdade que não esteja sofrendo com tudo isto!
Estou cheio daqueles que, nem de evangélicos gostam mais de serem chamados e sempre num discurso mais filosófico e sociológico do que bíblico ficam alegando uma pseudo restauração do Cristianismo.
Contudo eu me pergunto: Que restauração é esta que não chama pecado de pecado? Que restauração é esta que vê os valores morais em plena decadência e não combate este lixo moral ? ( os avivamentos na História da Igreja sempre confrontavam os valores decadentes da sociedade). Que amor é este que eles discursam que faz calar a voz profética? Tem até pastor marxista que você nunca verá combatendo abertamente aborto e casamento gay, porque, lá no fundo são até a favor!
Me entristece também aqueles que, em nome de uma pseudo prudência calam sua voz. CUIDADO, excesso de prudência pode virar omissão, ou numa situação pior, conivência!
Me entristece mais ainda aqueles que só estão preocupados com seus títulos e poder político-denominacional e em nome disso se comprometeram a ponto de não terem mais independência para erguer a voz profética. QUALQUER CARGO OU POSIÇÃO DE UM PASTOR SÓ SERÁ VÁLIDO SE NÃO FIZER COMPROMETER A SUA MISSÃO DE ATALAIA DO EVANGELHO!
Enquanto isto, ainda tem aqueles que criticam quem se posiciona. São acusados de não terem amor, prudência ou ainda descobrem uma série de defeitos, que são possíveis de serem achados.
Porém, onde estão os que tem amor de verdade? Onde estão os prudentes?
Você pastor. Você obreiro. Não é possível que não sofra com tudo isto. Até porque a Bíblia nos mostra que em meio a momentos espirituais muito difíceis, Deus sempre levantava um sofredor e “chorão”, porém cheio de coragem e que nunca calou a sua voz profética. Não adianta, foi para isto que Deus nos chamou.
Quem sabe tem um que está lendo este texto aí agora?
Vai que o Senhor é contigo!

Deus nos abençoe!

Pr. Cláudio César Laurindo da silva