A
Páscoa teve, sob o ponto de vista bíblico, a sua origem no Antigo Testamento e
estava relacionada diretamente ao povo de Israel. Deus levantou Moisés para ser
instrumento de libertação do povo de Israel, que estava escravo no Egito. O
coração de Faraó estava endurecido, por isso Deus enviou 9 pragas, que não
fizeram com que o rei do Egito descesse de sua arrogância e permitisse a
libertação do povo de Deus. Faltava a 10ª praga, a morte dos primogênitos.
Deus ordenou a
Moisés que, as famílias dos filhos de Israel deveriam sacrificar um cordeiro e
aspergir o sangue nos umbrais de suas portas. Deveriam, também, reunir-se em
família para comer a carne do cordeiro assada, junto com ervas amargas e pães
ázimos. Naquela noite, o anjo enviado da parte do Senhor feriu de morte todos
os primogênitos que não estavam com o sangue aspergido em suas portas. Ex 12
Isto não
apenas caracterizou a libertação dos filhos de Israel do Egito, como também a
instituição da Páscoa, ou PESSACH,
no hebraico, cuja tradução, embora complexa, pode significar: “saltar por cima
ou passar por cima”.
Para os
cristãos o significado da Páscoa está associado à morte e ressurreição de Jesus
Cristo. Ele celebrou a páscoa com os discípulos e deu a ela um significado
universal. Na última ceia, Cristo disse que o pão significava o seu corpo que
seria sacrificado. O cálice significava o seu sangue que seria derramado por
causa dos nossos pecados.
Foi
durante esse período que Ele foi crucificado e, no primeiro dia, o domingo,
ressuscitou. Assim como, na páscoa dos judeus, a casa que estivesse com o
sangue do cordeiro aspergido, seria livre da morte, Cristo o Cordeiro de Deus
que tira o pecado do mundo, foi sacrificado e aquele cuja vida tem o sangue de
Cristo, é livre da morte eterna e, mesmo que um dia passe pela morte física,
terá a certeza da ressurreição, pois Cristo está vivo!
O
apóstolo Paulo claramente afirmou: “...porque Cristo,a nossa Páscoa, já foi
sacrificado” I Cor5:7. Para os cristãos a páscoa tem sua aplicação em Cristo.
Nele tudo foi cumprido.
Não
precisamos, portanto, repetir e nem viver de acordo com ritos do Antigo
Testamento e muito menos tomá-los como base para comemorarmos a páscoa. NÃO HÁ
NENHUM REGISTRO NO NOVO TESTAMENTO, nem nos Evangelhos, nem nas Epístolas, nem
no Apocalipse, em que se ordene fazer alguma abstinência de comida durante este
período. A única relação direta que Cristo fez foi a ordenação da Ceia do
Senhor, onde o pão simboliza o corpo e o cálice simboliza o seu sangue.
De
coração, respeitamos todas as correntes do Cristianismo, contudo, o verdadeiro
referencial é a Igreja Primitiva, a de Jerusalém, não a de Roma do séc.IV, nem
a de Constantinopla do séc. XI, nem a da Alemanha do séc. XVI.
Não
há registro de que a igreja primitiva fizesse essa abstinência. Nenhum
apóstolo, nem Cristo a ordenou. Há sim, registros de que a quaresma começa a
ser instituída a partir do IV século, pós Constantino, na igreja romana.
Segundo a Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia, mesmo que alguns
argumentem que já no terceiro século havia esporadicamente, cristão que faziam
alguma abstinência nesse período, contudo, não havia institucionalização de
proibição de se comer carne. Muitos dos que faziam alguma abstinência, tais
como jejum ou esmolas, comiam carne. Ainda segundo a Enciclopédia, foi no séc.
IX que a forma atual dessa data foi definitivamente estabelecida.
Não
há nenhuma base bíblica para afirmar que é a pratica dessas liturgias que
oferecem graça ou salvação. A Absolvição dos pecados é dada mediante a obra de
Cristo e não das nossas penitências. Embora se argumente que o número quarenta
está registrado na Bíblia, e está, contudo, associar diretamente a páscoa cristã com quarenta dias,
não foi escrito em nenhum texto do Novo testamento, como doutrina para a
Igreja.
No
Brasil a coisa é ainda mais curiosa. A quarta feira de cinzas, que da início à
quaresma, ocorre um dia depois da terça feira de carnaval. A grande maioria
pula carnaval, em pleno nudismo, prostituição, bebedeira, fumo, brigas e
depois, tudo bem, é só entrar na quaresma e na sexta feira não comer carne,
“ano que vem terá mais carnaval” ( sei que nem todos os católicos fazem desse
jeito).
A
lembrança da páscoa deve ser contínua em nossa mente e em nosso corpo. Durante
toda a vida, devemos apresentar os nossos corpos como um sacrifício vivo, santo
a agradável a Deus.
Creio,
que nós evangélicos não precisamos ficar preocupados com o fato de comer carne
neste período, desde que não seja aquelas orientadas em Atos 15 e o álcool.
Paulo diz claramente: “Comei de tudo o que se vende no mercado (ou açougue),
nada perguntando por causa da consciência, porque do Senhor é a terra e a sua
plenitude” I Cor 10: 25, 26.
Creio,
também, que não devemos ficar preocupados com o fato de comer peixe,
principalmente aqueles cujos parentes são católicos e o cardápio for apenas
isso. Eu particularmente não gosto de comer peixe nessa data porque o preço vai
lá para cima, prefiro esperar baixar o preço. Também não precisamos ficar perdendo
tempo, debatendo ou discutindo este assunto, pois o “Reino de Deus não é
comida, nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo” Rm 14:17. Comendo
carne ou não, o que torna alguém salvo é reconhecer o sacrifício de Jesus na
cruz do calvário e confessá-lo como único e suficiente Senhor e Salvador,
vivendo u ma vida de santidade, não apenas por um período, mas durante toda a
vida.
Só
sei que, comendo carne ou não, o que não esquecerei jamais, não apenas na
páscoa, mas durante toda a minha vida, é que Jesus Cristo morreu pelos meus
pecados, ressuscitou ao terceiro dia ;Ele é o meu Salvador, tenho a certeza da
minha salvação, não pelos meus méritos, mas pela sua maravilhosa graça. Creio,
também que Ele breve voltará para nos arrebatar.
Dessas coisas
jamais devemos nos esquecer, durante as 24 horas do dia, os 7 dias da semana,
os 30 ou 31 dias do mês e os 12 meses do ano e todos os anos da nossa vida!
Como diz
aquele antigo hino que cantávamos nas nossas igrejas: “ó, eu nunca esquecerei o
que Deus fez por mim”.
Deus nos abençoe!
Pr. Cláudio César Laurindo da
Silva
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