quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

ORIENTAÇÕES PARA OS RETIRANTES 2016




            Bem vindos, amados  irmãos que irão participar do Retiro Espiritual de 2016. A Assembléia de Deus Central em Mesquita faz, a muito tempo este trabalho. Particularmente eu estou envolvido, junto com minha esposa, mais diretamente, desde o retiro de 1997 (embora também estive presente nos outros).
            Cremos que este trabalho sempre produziu frutos positivos, tanto para a vida da igreja, como na decisão de pessoas aos pés de Cristo (pois permitimos algumas pessoas recomendadas por seus parentes irem, desde que respeitem as regras do retiro), como, também na vida espiritual dos irmãos, sejam de nossa igreja, como também de outras igrejas, que participam conosco.
            Embora sempre procuramos lugares que tenham a possibilidade do lazer, contudo, o foco principal dos nossos retiros espirituais sempre foi o estudo da Palavra de Deus e os nossos cultos; fazermos também uma meia vigília voluntária e a ceia do Senhor, sendo esta no domingo. Este ano, estudaremos o livro do Apocalipse e a 2ª Vinda de Cristo!
            Este ano será diferente dos anos anteriores,  pois, pelo fato de não ser longe, dará a possibilidade para quem quiser dormir em sua casa e depois retornar no outro dia possa fazê-lo, contudo, algumas regras deverão ser seguidas.
            A primeira é  que, quem pagou pelos 4 dias, tem o direito de dormir se quiser, porém se for em casa e retornar o outro dia, tem o DIREITO ao café da manhã, almoço e janta, contudo, tem o DEVER de participar dos cultos e estudo, seja o da manhã e da noite ( e dinâmica, quando for o caso), de forma que, quem quiser dormir em casa, deve esperar o culto da noite encerrar.
            A segunda é que, quem não for ficar os 4 dias e passar apenas um dia, ou um outro , deverá pagar a diária combinada pela organização, tendo o DIREITO à toda a alimentação do dia e o DEVER de ficar nos cultos e nos eventos do dia. 
            Os objetos pessoais, tais como, talheres, toalhas, colchonetes, lençóis, pasta de dente, escova, papel higiênico, deverão ser levados pelos retirantes.
            Os horários de banho de piscina, jogos no campo de futebol deverão ser nos horários de lazer, para não prejudicarem os horários da alimentação e dos cultos.
            Não esqueçam de levar suas Bíblias, canetas e cadernos, ou folhas para anotações.
            O local de concentração para saída será no sábado às 7:30 manhã ( haverá  um café da manhã no clube) e o retorno será na quarta feira pela manhã, também após o café.

Obs.: Não permitimos o trote entre os retirantes!  

Estejamos em oração para que Deus abençoe este retiro, para a glória e honra do se nome1



Pr. Cláudio César Laurindo da Silva 

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

SÓ A ACEITAÇÃO DA REALIDADE TRAZ A SOLUÇÃO E A CURA




            Este pode ser o título desta pequena reflexão, que pode virar um texto. Ele foi escolhido pelo fato de que, tenho observado algumas pessoas repetindo, como “mantra”: O Brasil não está em crise.
            Existem duas classes de pessoas que fazem esta repetição, sem provas nem embasamento. Uma é a daqueles que querem, a qualquer custo, defender este governo corrupto e incompetente que está no poder; você pode mostrar uma folha amarela, mas se eles colocarem na cabeça que é vermelho, não tem jeito, ainda mais se for vermelho... A outra, é daqueles que em nome da nossa fé, querem declarar por declarar:” Não há crise, ela não existe”.
            Bom, que podemos contar com a provisão de Deus e que Ele é poderoso para suprir as nossas necessidades nos momentos mais difíceis, isto é claro, e devemos realmente crer nesta graciosa provisão. A Bíblia mesmo diz: “Fui moço, e agora sou velho, mas nunca vi o justo desamparado, nem a sua  descendência a mendigar o pão” Sl 37:25.
            Agora, contra fatos não há argumentos; até mesmo o governo acabou admitindo que o Brasil está passando uma forte crise. As agências internacionais já dizem isso a mais tempo; a imprensa nacional tentou maquiar, mas não teve jeito.
            O PIB em queda, a inflação em alta, o desemprego crescendo, empresas grandes demitindo funcionários, lojas de grande porte fechando em rede, poder de compra está reduzido, a corrupção roubando o dinheiro público; além disso, existe a crise na educação e na saúde pública; não podemos esquecer aquela crise que mais preocupando os especialistas: a crise política. Temos uma “Presidenta” que não tem o controle da situação e a cada dia prova que não tem capacidade nem de montar um discurso coerente!
            Dizer que não estamos em crise é mais do que tentar tapar o sol com a peneira; é, mesmo sem peneira nenhuma tentar dizer que os seus raios não estão nos aquecendo.
            Não faz bem algum ao país, negar a realidade; é como um doente que, mesmo diante dos exames na sua mão vive repetindo: “não estou enfermo”. Isso por si só, não vai lhe trazer a cura.
            Todos queremos a melhora do Brasil, porém, o primeiro passo a ser dado, é a maturidade para reconhecer que as coisas não estão boas hoje, mas podem melhorar no futuro. Depende de cada um de nós e, mais importante ainda, confiar, depender e submeter-se à vontade de Deus, que tem o melhor para todos.
            “Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo que Ele escolheu para a sua herança” Sl 33: 12.


Cláudio César Laurindo da Silva